Gestão de Pessoas no Agronegócio: Desafios e Estratégias!

Assim como em qualquer atividade, a gestão de pessoas é fundamental no agronegócio. Por vezes, essa área acaba sendo negligenciada, já que muitos consideram que a tecnologia já substituiu a mão de obra no campo – o que, na verdade, não aconteceu. Mesmo os negócios mais desenvolvidos necessitam de profissionais capacitados. 

Além disso, empreendimentos de todos os ramos e setores, sejam de pequeno ou grande porte, usufruem de benefícios ao investir na gestão de pessoas, e isso não é diferente nos negócios rurais. Ao se apostar na profissionalização desta área, tornam-se evidentes os ganhos em produtividade e eficiência do setor.

Para entender por que a gestão de pessoas e o desenvolvimento do potencial humano merecem atenção, fique conosco até o final deste texto.

Para começar: o que é a gestão de pessoas?

Conhecida como a administração de recursos humanos, a gestão de pessoas busca, em linhas gerais, trabalhar com eficiência utilizando os recursos humanos disponíveis, conseguindo criar, manter e desenvolver pessoas com habilidades e motivação para conquistar os objetivos do negócio.

Faz parte desta área não só administrar o comportamento dos colaboradores, mas apostar no desenvolvimento do potencial humano e em condições de bem-estar, satisfação e alcance de objetivos individuais. 

Cada empreendimento é livre para definir os seus objetivos e determinar quais estratégias e metodologias vai utilizar. Desta forma, é possível definir metas e ações para conseguir engajar e estimular o comprometimento e progresso dos colaboradores.

Principais desafios encontrados na gestão de pessoas do agronegócio

Não é só o êxodo da população rural para os grandes centros urbanos que desafia o setor do agronegócio. Existe a falta de gerenciamento em negócios familiares e o despreparo em relação à chegada de novas tecnologias.

Quem trabalha com aspectos operacionais no campo deve saber lidar com as tecnologias disponíveis, seja em tratores, sensores ou GPS, sabendo extrair ao máximo dessas inovações. A questão é que muitos trabalhadores não são capacitados, sendo essa uma responsabilidade do setor de gestão de pessoas, que deve manter treinamentos constantes e adequados à equipe.

Além disso, muitos produtores não sabem administrar ou mesmo valorizar as pessoas com quem trabalham, aumentando ainda mais o número de trabalhadores que decidem deixar o campo para atuar na cidade. A rotatividade profissional acaba sendo grande em muitos lugares, além de resultar na escassez de mão de obra qualificada para diversos cargos.

Para mudar quadros como esse, e alcançar patamares mais altos no negócio, é necessário investir na qualificação da gestão de pessoas.

Conheça os pilares e dicas para profissionalizar a gestão de pessoas

Especificamente na área do agronegócio, qualificar a área de gestão de pessoas ajuda a superar os desafios externos, as oscilações de mercado e muitos outros fatores. 

Para profissionalizar esse setor, é necessário apostar em cinco pilares: o primeiro é o recrutamento e seleção de pessoas, buscando atrair profissionais qualificados e alinhados aos valores e objetivos do negócio.

É importante, em segundo lugar, garantir que cada indivíduo esteja no lugar certo, em funções adequadas às suas habilidades e competências; além de, em terceiro lugar, criar oportunidades de reconhecimento e valorização profissional. 

Promover o desenvolvimento contínuo dos colaboradores está no quarto pilar, fechando com o fortalecimento do vínculo entre colaborador e gestor/produtor, através de ações de manutenção do capital humano.

Diante destes pilares, é possível apostar em algumas dicas para profissionalizar o setor de gestão de pessoas, começando pelo planejamento e levantamento de dados do negócio: qual a sua situação atual, recurso financeiro disponível, suas atividades e profissionais envolvidos em cada função. 

Dispondo de dados sobre o perfil dos trabalhadores, é possível fazer mudanças no local, alocando-os em áreas mais ligadas às suas habilidades. 

Mantenha uma boa comunicação com a equipe e busque entender as dificuldades e desafios do dia a dia. Uma alternativa, inclusive, é realizar reuniões em grupo ou de forma individual.

Aposte na avaliação dos profissionais, realizando feedbacks e mostrando os pontos positivos e que precisam ser melhorados. Isso vai não só melhorar o processo produtivo como garantir maior eficiência e bons resultados. 

Com o levantamento de dados do negócio, é possível saber em quais áreas investir na área de formação profissional. Lembrando que essa capacitação precisa ser contínua.

Para finalizar, trace metas com a sua equipe e destaque quais são os objetivos do seu negócio. Se as metas forem atingidas, pense em bonificações ou até mesmo no aumento do salário. Lembre-se, também, que ter um plano de carreira é extremamente importante para reter bons profissionais.


Na Mann Peças Agrícolas, entendemos a importância de valorizar e desenvolver o potencial humano. 

Quer receber mais dicas exclusivas sobre gestão de pessoas no agronegócio? 

Siga nosso blog e nossas redes sociais na Mann Peças Agrícolas para ficar sempre por dentro de todas as novidades e insights para impulsionar o seu negócio! 🌱✨ 

Posts Recentes

plugins premium WordPress
Rolar para cima