O sucesso de uma safra depende de diversos fatores, desde a qualidade das sementes, passando pela boa condição climática até a manutenção das máquinas, implementos e peças agrícolas. E é exatamente neste último ponto que iremos focar.
A realização de manutenções adequadas e o correto armazenamento de máquinas e peças agrícolas ajudam não só a preservar o maquinário, como também contribuem para que estes equipamentos funcionem com eficiência, sem ter paradas inesperadas no campo – o que representa perda de tempo e também de dinheiro.
O que significa a manutenção de peças agrícolas?
No agronegócio, quando falamos da manutenção de máquinas, implementos e peças agrícolas, nos referimos à adoção de um conjunto de procedimentos que buscam manter a integridade física, elétrica e hidráulica dos equipamentos.
Quando essa manutenção é realizada de forma eficaz, o produtor rural garante as condições ideais de funcionamento do seu maquinário, prolongando a vida útil, evitando possíveis danos e eliminando falhas.
Isso é importante não só para a redução de custos, mas para garantir melhores condições operacionais e de segurança aos trabalhadores que estão à frente das funções.
Além disso, uma máquina que está em total integridade de operação atua com eficácia, contribuindo para o aumento da produtividade.
E como a manutenção preventiva auxilia neste processo?
Enquanto a manutenção detectiva busca descobrir falhas não perceptíveis; a manutenção preventiva é realizada quando há o desgaste de peças; e a manutenção corretiva age para consertar o que já está quebrado, a manutenção preventiva surge para monitorar o desempenho de máquinas e peças agrícolas, por meio da tecnologia.
Por meio da manutenção preventiva, é possível coletar dados, prever possíveis falhas e agir de forma preventiva, realizando manutenções antes que problemas mais graves ocorram – como a parada inesperada de uma colheitadeira no meio da colheita.
Mas, mais do que evitar as paradas não planejadas, essa abordagem ajuda a reduzir custos com manutenções e a aumentar a eficiência operacional no campo.
Entre as principais tecnologias utilizadas na manutenção preventiva estão os sensores, instalados nas máquinas e equipamentos agrícolas com o intuito de coletar dados sobre o seu desempenho. Entre os dados coletados temos temperatura, vibração, pressão e consumo de energia.
Para processar e transformar as informações coletadas em indicadores de desempenho, são utilizados sistemas de análise de dados, que podem, ainda, indicar padrões e tendências nos dados, permitindo a detecção de possíveis falhas e a realização de manutenções preventivas.
É a Internet das Coisas (IoT) a responsável por conectar os equipamentos à internet, viabilizando o monitoramento remoto dos equipamentos, facilitando a coleta e a análise de dados.
Mas, além de todas as tecnologias citadas, algoritmos de machine learning também são utilizados, permitindo a identificação de padrões complexos nos danos e a realização de previsões mais precisas sobre o desempenho das máquinas.
E como implementar a manutenção preventiva no agronegócio?
Pelo menos quatro dicas podem ser seguidas para a implementação da manutenção preventiva no agronegócio, começando pelo investimento em tecnologia e em equipamentos de monitoramento.
São essas ferramentas, como destacamos, que vão coletar e processar as informações sobre o desempenho dos equipamentos, identificando possíveis falhas.
Defina um plano de manutenção preventiva e quais equipamentos precisam ser monitorados com frequência.
Organize a capacitação da equipe e lembre-se que todos precisam saber como operar as tecnologias contratadas, sabendo interpretar e utilizar os dados da melhor forma.
Para fechar, realize o acompanhamento constante do desempenho do maquinário e dos resultados obtidos. Essa análise permitirá identificar possíveis ajustes e melhorias no processo, garantindo, de fato, a eficácia da estratégia.
Fique à Frente com a Mann Peças Agrícolas
Quer aumentar a eficiência e a rentabilidade da sua operação agrícola?
Mantenha-se atualizado com as últimas notícias, dicas e novidades do mundo agrícola seguindo o blog e as redes sociais da Mann Peças Agrícolas.
Não perca nenhuma atualização e esteja sempre um passo à frente para maximizar o desempenho das suas máquinas!