Já ouviu falar em Têmpera? Utilizada em uma grande variedade de aços, inclusive em peças agrícolas, a têmpera é considerada um dos mais importantes tratamentos térmicos ao qual o material é submetido.
Mas como é realizada e quais os seus resultados? É para esclarecer estas dúvidas que elaboramos este texto. Fique conosco até o final!
O que é processo de têmpera?
O tratamento térmico de têmpera é um dos mais importantes tratamentos ao qual os aços são submetidos. Nele, a liga é aquecida até entrar em região de austenitização do aço, havendo, na sequência, o resfriamento rápido.
Esse processo tem o objetivo de tornar o material mais duro, aumentando a resistência mecânica da liga e aumentando, consequentemente, a resistência contra o desgaste.
Como as tensões internas também são geradas em grande intensidade, dificuldades acabam surgindo. Quando associadas à dureza excessiva e quase completa ausência de ductilidade (capacidade de um material sofrer deformações sem se romper) um novo tratamento térmico precisa ser realizado, chamado de revenimento, melhorando a ductilidade.
Entenda as etapas da têmpera
No tratamento térmico de têmpera a peça é levada ao forno ou aquecida por processo de indução até chegar à temperatura de austenitização, onde ocorre a reorganização dos cristais do aço.
Na sequência, é realizado um resfriamento brusco, com o uso de água, polímero ou óleo, por exemplo, até chegar à temperatura ambiente. Isso é necessário para evitar que o aço perca as características obtidas.
Têmpera por indução
Este tratamento consiste em aquecer rapidamente a peça na presença de um campo magnético, formado entre a peça a ser temperada e o indutor, até a temperatura de austenitização, seguindo-se de resfriamento rápido, geralmente em forma de ducha.
Parâmetros como tempo e temperatura de aquecimento, frequência e potência utilizados, formato do indutor e distância entre o indutor e a peça podem ser alterados para garantir o produto com as características desejadas.
Ao optar pela têmpera por indução, tanto a resistência mecânica quanto o desgaste superficial da peça aumentarão consideravelmente, mantendo o núcleo do material tenaz, consequentemente aumentando sua qualidade e vida útil.
Cementação e Revenimento: o que são?
A cementação refere-se ao tratamento termoquímico que promove o enriquecimento superficial com carbono.
Esse processo é realizado em materiais com baixa porcentagem de carbono, a fim de elevar a dureza superficial.
Já o revenimento refere-se ao tratamento térmico de uma peça temperada, onde há o reaquecimento abaixo da zona crítica e o resfriamento adequado, normalmente em ar.
O principal objetivo desse processo é aumentar a ductilidade; ampliar a resistência ao choque; ajustar a dureza solicitada e eliminar fragilidades.
Mas atenção:
Lembre-se da importância de o processo de têmpera ser realizado por uma empresa com experiência e com excelência no setor, evitando possíveis problemas.
Gostou deste conteúdo? Quer saber mais a respeito? Escreva nas nossas Redes Sociais sobre qual o assunto que gostaria de saber mais! Até a próxima!